Todo mundo, ou quase todo mundo, passa pela crise dos 30, que pode começar um pouquinho antes. Na verdade, essa crise é só mais uma cobrança interna por não ter alcançado grandes objetivos: “tenho 30 anos e não tenho casa, carro, família, filhos e por aí vai...”. Mas será que esses sonhos e objetivos são realmente seus ou foram impostos pra você?
Quando foi que você realmente parou pra pensar que precisaria alcançar todos esses marcos até os 30? Porque a gente sabe, eu e você sabemos, que não existe data de expiração pra realizar nossos sonhos. Talvez você só se desprenda dessa questão quando passar dos 30 e se livrar da culpa de prestar contas ao que os outros vão pensar. Quando isso acontece, você começa a focar de verdade no que importa pra você e nos seus próprios sonhos, sem a pressa de uma data pra alcançá-los. Você não tá velha, nem perto de ficar velha, nem de estar atrasada para o que é seu. Se desprenda dessas questões que nos colocam numa caixa aonde parece que todo mundo tem as mesmas oportunidades.
Se você está passando por essa fase, entenda que suas conquistas não se resumem a uma idade. A maioria das pessoas também não alcançou tudo até os 30. Eu, por exemplo, me formei na faculdade com 37 e, bom, ainda não me dei por vencida. Ainda vou realizar mais alguns sonhos por aí.
Vai, amiga, pode ficar tranquila e sonhar à vontade.
